sexta-feira, 28 de maio de 2010

PM 24 horas - Band - É pra rir?

O tempo passa, o tempo voa, e a PM do Brasil continua a mesma coisa...

Assistindo um programa na Band, fiquei surpreso com a conduta da PM de SP em suas ações. Numa primeira cena, estouram uma boca de fumo. Prendem várias pessoas, algumas que passavam pelo lugar, apenas.
Mesmo sob protesto dos presos, que argumentavam serem trabalhadores, com carteira assinada (inclusive mostrando a CTPS), foram todos passear de camburão algemados. Na entrevista, estes presos argumentam que passavam no local e não tinham nenhum envolvimento. Na ótica da PM, estavam se fazendo de "loucos", e tinham sim envolvimento com o tráfico, sendo vapores, seguranças, olheiros e traficantes.
Na delegacia, após as averiguações, dos oito presos quatro são liberados. Tinham fichas limpas e não foram identificados pelas investigações que a PM havia feito antes da invasão da boca.

Ou seja, na dúvida, vai todo mundo preso: Uma mudança na conduta "atira antes depois pergunta".

Na outra cena, atendem a uma denúncia de homem armado num bar do subúrbio. Chegam e nas averiguações notam que o denunciado apresenta RG falso. Tentam convencer o homem a confessar e por fim confirmam no Copom a informação de que o cidadão é foragido, num indulto desses...
Algemam o cara e passam a interrogar se há drogas e armas na casa. Ele nega inicialmente, mas a PM o convence a entregar o paradeiro da arma, no guarda roupas da casa. Tudo isso ocorre numa “venda”, propriedade da companheira do criminoso, sob os olhares desta e de seus filhos.
O preso pergunta se chegaram a ele por “caguetagem”. Eles confirmam e ele afirma ter se desentendido com uma pessoa numa cobrança de dividas, sendo este o possível denunciante.
A PM corre a casa e acha flaconetes de cocaína num pote de creme de cabelos da mulher.
Ela diz não saber de nada e que “não usou o creme de cabelo naquele dia”. Porém, posteriormente diz saber que o marido era criminoso, pois já o visitava na cadeia antes da fuga.
Ela nem precisava falar mais nada que já passava a impressão de envolvimento com tráfico, claramente.
Cadeeiro foragido + Drogas + Arma + RG Falso + Cobrança de dívidas (droga?) = Prisão na certa, inclusive da parceira.

Mas, diferente da primeira cena, não levaram a mulher, nem por associação com o tráfico, nem por dar guarida a foragido. Perguntaram:
__ Vc sabia da droga?]
__ Não!
__ Então tá, blz!

Curioso como a mesma PM pode mudar a abordagem e decidir quem está certo ou está errado. Achava que isso era competência do Juiz...

Mas pelo menos ninguém foi “esculachado”, pra usar o termo da PM e da bandidagem: Ninguém apanhou na frente das câmeras... Sorte dos bandidos e suspeitos, pelo menos.

Um comentário:

  1. Ola Airton,
    Tudo bem?
    Estou tentando entrar em contato com o Marcio Delgado e como vi que voce segue ele no Twitter decidi entrar em contato para ver se voce teria um e-mail ou telefone de contato dele?
    Eu gostaria de conversar com ele sobre a conta no twitter/com.marciodelgado ja que ele nem esta usando no momento.
    Desde ja muito obrigado pela sua ajuda.
    Marcio
    marcio.delgado@yahoo.com

    ResponderExcluir