quarta-feira, 22 de junho de 2011

Zé Nei



Num bairro cercado por morros, inclusive com um belo mirante num destes, está o Zé Nei.
Na praça do bairro Eldorado você notará algumas mesas, com gente bem à vontade, conversando animadamente e tomando sua cerveja gelada. No bar, relativamente pequeno, há algumas mesas pra quem não quer ficar ao ar livre.
Nas mesas alguns “potes” recheados de torresmo.
E este é o tira gosto que leva tanta gente pra lá.
Preparado já em pedaços pequenos e não em tiras, como é costume nos outros bares, ele chega quente à mesa dentro de potes de cerâmica. Você notará que eles são um pouco mais escuros, puxados para o marrom. Talvez pela forma de preparo e por serem bem carnudos.
Sua textura difere dos demais em razão de estarem crocantes por fora e tenros por dentro. Veja bem: a pele estará torrada e pururucada, mas a carne é macia.
Ele torna-se “mastigável”, não com àquela característica de extrema crocância. Desta forma o tempero e o sabor são mais sentidos durante o deguste desta iguaria.
É diferente dos demais e por isso é tão bom.
A cerveja que acompanha a porção está na temperatura ideal. Por lá há Brahma Extra, como na foto, e as demais cervejas da Ambev.
No cardápio há acompanhamentos pro torresmo, como mandioca e fritas, além de lingüiça e outros pratos típicos de MG. Lá também figuram os caldos.
Pra arrematar, tomamos uma cachaça Vale do Piranga, da Fazenda Boa Vista, bem amadeirada.
Sugiro aos que queiram visitar o buteco se limitar à meia porção do torresmo. O pote pode parecer pequeno, mas vem boa quantidade e, pelo tipo do torresmo, mais forte no sabor, será mais do que suficiente.
O bar funciona o dia todo (abre à 09h30) e achei engraçado que ele fecha de 13h30 à 15h30 e também não abre aos domingos. Sexta e sábado fecha à 01h30. Um quadro de bom tamanho na parede lembra isso aos clientes.
Num dia frio de inverno, é um lugar bacana pra curtir o dia claro, de céu azul e aproveitar o calor do sol naquela praça. No verão se torna um lugar bacana pra enxugar várias ampolas de cerveja.
Como disse, fica n praça do Bairro Eldorado, no bairro de mesmo nome. Aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário