segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tifuga



O Tifuga é um bar com 17 anos de história, sendo 11 no endereço atual e os demais iniciados num espaço próximo, na Andradas e perto da Ferreira Guimarães.
Segundo os donos, o endereço inicial era muito interessante dado ao intenso movimento de funcionários da extinta fábrica. Com a falência desta, surgiu a necessidade de procurar por um novo local para manterem o buteco em atividade, e partiram para Rua da Glória.
Hoje o Beto e a Regina, filha do Tifuga original, tocam o bar: um amplo espaço, com um balcão à direita, onde figuram os tira gostos da casa, e muitas mesas ao fundo, todas com visão para o principal atrativo da casa: a TV onde são transmitidos os jogos de futebol. Segundo o Beto, nestes dias a casa lota. Tem cliente que, mesmo com o jogo sendo transmitido na TV aberta, corre pro Tifuga pra assistir aos jogos junto a grande platéia que se reúne por lá. É como mostra a Brahma, em sua campanha “Bar X Casa”, enaltecendo as vantagens de se assistir a jogos de futebol no bar. Realmente é melhor!
Para acompanhar as Brahmas, o bar conta com uma estufa que, no dia da visita, continha dobradinha ao molho, pastéis de carne e lingüiça de pernil. Achei pouca opção para uma sexta feira. Mas como argumentado pelo Beto, com o frio é melhor preparar os tira gostos conforme a demanda. Ele sobe para a cozinha toda vez que precisa de reforço na estufa ou que algum cliente faz um pedido de porção.
Por lá já houve até pizza, muito boa, conforme relato de outros clientes. Algumas pessoas até passaram por lá procurando por ela, mas Beto ficou sem Pizzaiolo recentemente e desistiu de tocar esta atividade no lugar.
E assim eles vão tocando o negócio, com clientes fiéis, alguns na casa de 90 anos de idade, como pude presenciar, mantendo a tradição do buteco e honrando o fundador que deu nome ao bar, o Tifuga, cujo apelido é uma corruptela de Tio Figueiredo.
Ficou curioso? Então vá até lá no próximo sábado e prove a “feijoada sem osso”, prato especial da casa, por apenas R$15,00, e veja a rodada de sábado do Brasileirão. É diversão garantida!
Rua da Glória, 162
Tel 3061 1506

Um comentário: