quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mercearia Souza Faria



Seu João morreu, o que é triste. Mas o que nos conforta é que o Marcelo, seu filho, optou por dar seqüência ao buteco, mantendo uma tradição que tem mais de 50 anos.
Segundo ele, seu avô, Orestes, foi um dos fundadores do Pró-Copão, que teria iniciado como uma barbearia e depois tornou-se uma mercearia e bar. E seu pai seguiu a tradição da família de tocar butecos e mercearias, depois de passar pelo ramo têxtil.
Esta tradição que se apresenta neste buteco com o piso xadrez, baleiro de vidro e balcão com suas velhas marcas do tempo. Prateleiras que justificam o nome de mercearia, pois guardam os mais diversos tipos de produtos, embora em menor escala do que já foi no passado. Alguma coisa por lá remete ao time do Botafogo, time do saudoso João e do Marcelo, mas há menos quadros e pôsteres do que já houve por ali.
As mesas de madeira combinaram muito bem com o lugar. Idéia do Marcelo. Ele também alimenta a intenção de reformar o lugar, depois de resolvidos os inventários. Pedi a ele que, ao menos, mantenha as características de buteco. Parece que ele concordou. Mas o nome vai mudar, infelizmente.
Junto ao balcão há dois freezeres horizontais, um serve de anexo pro balcão e o outro está abarrotado de cerveja. Os tira gostos são os comuns, preparados na casa do Marcelo e pra lá levados pela esposa do mesmo. Não há cozinha no buteco.
Na parede há uma TV, Mas ela foi desligada naquele dia e substituída por um bom rock setentista. E foi nesse clima de buteco, com boa música tocando, que deixamos o endereço e seguimos pela Rio Branco pensando: ah se nós tivéssemos um bar assim...
O bar se localiza na Av. Rio Branco, n.º 300 e funciona das 08h30 às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário